quinta-feira, 21 de julho de 2011

Super entrevista com a banda Senoma!



Tai Moura trocou uma idéia com a galera da banda Senoma, banda com raízes sorocabanas e paulistanas que a cada cresce e vai rompendo barreiras, divulgando seu som excêntrico e participando dos festivais de rock na região.Foram 10 perguntas onde cada um respondeu à sua maneira.Confira e conheça mais afundo sobre a banda e suas experiências!



Tai Moura (Coletivo 53) - Primeiro de tudo o que significa o nome da banda?


May(Senoma): Não tem significado, é Ramones ao contrário sem o R. (Risos).

Brunno(Senoma): Senoma é meio que um nome único. Acho q isso é uma das melhores coisas em bandas de rock, nomes bem únicos, q não lembrem alguma coisa...acho que é isso!

Full(Senoma): Senoma é o nome dado na nossa lingua musical para pessoas que vivem debaixo da loucura e na normalidade pessoal.. (Risos)

Ajota(Senoma): o nome da primeira banda do Tim Maia era seroma, com um R no lugar do nosso N, e Ramones ao contrario sem R fica Senoma, sempre curtimos as musicas e doideras do Tim, e Ramones, bom, Ramones eu nem tenho que falar nada. Quando você pensa nisso depois de uma noite de doideras, faz todo o sentido. (Risos)


Tai Moura (Coletivo 53) - Como vocês se conheceram e quem teve a idéia de formar a banda?


May(Senoma): Primeiro eu conheci o Ajota aleatoriamente no Pub, depois chamei ele pra tocar comigo na May & The Moondogs e quando a banda se "desfez" (na verdade a banda nunca existiu, era só uma apresentação) o Ajota chamou o Brunno e o Full pra tocarmos juntos.


Brunno(Senoma): Bom, a amizade mesmo começou há um tempinho, uns 21 anos, já que o AJ é meu primo. Eu e o Full nos conhecemos há uns 10 anos mais ou menos, e a May conheci através do Aj no começo desse ano. Há mais menos uns 6, 7 anos eu o Aj ja tocamos juntos, os dois na guitarra, mesmo sabendo que nossos reais instrumentos eram a bateria pra mim e o baixo para ele. Nossa antiga banda terminou, e a banda do Full também, e acabamos percebendo que poderíamos tentar fazer um som juntos. O Aj ja havia tocado na antiga banda da May também, e a chamou para tocar com agente, o acabou dando muito certo.

Full(Senoma): Eu e Brunno nos conhecemos no fim de 2001 quando me mudei de Jacareí para São Paulo na mesma rua aonde ele viveu sua infância, Aj era primo dele com isso ja convivíamos juntos em varios roles e aventuras de bandas , pois tocava com The Crazys durante 7 anos fazendo shows juntos com o Rockids ( banda na época de Brunno e Aj ).. Aj tocava na Moondogs em sorocaba com Mayara .. depois das crises de ambas bandas já tínhamos ideias de montar a Tank In Top que seria Crazys e Rockids na mesma banda ... com alguns problemas Só eu do Crazys ficaria no projeto , Aj adorou ver o jeito de Mayara agir com a musica e resolveu chamar para o nosso projeto que no fim terminou virando o que é hoje .. o SENOMA.

Ajota(Senoma): eu pedi um cigarro em inglês pra May um dia no Pub, tava doidão, e ela também, achei que nunca mais ia ver ela na vida, mais ela mora do lado de casa e eu não sabia, depois de um tempo, virei amigo da irmã dela, a Ana Clara, um dia a Ana comentou que sua irmã queria um baixista pra cobrir um show, eu não queria tocar pra falar a verdade, tinha o Rockids, e estava montando um projeto com o Full e o brunno, mesmo assim nao pude recusar logicamente porque estava de fitinha.. (Risos), então vi que a irmã da Ana era a mina do Pub (May), e essa mina logo virou minha amiga, fizemos um show, a banda contava com dois integrantes do Treslee, Denis, e Marcelo, e dois do futuro Senoma eu e a May, o show foi muito bom, os ensaios cheios de pinga e doideiras. O denis e o Marcelo sairam da banda pra se dedicar mais ao Treslee, fiquei meio triste, acabei gostando da banda mesmo e fazendo amigos que sabia que ia levar pra vida inteira, mais não desanimei, encontrei com a May no pub uma noite, e falei pra ela sobre o projeto que queria montar com o Full e o Brunno, ela topou, então liguei pro Arunno e falei, ai doidão, vamos colocar uma doidona nessa banda, como ele é meu primo e tocamos a mais de 6 anos juntos, ele confiou e aceitou na hora, o Full também, somos amigos a anos, tocamos em bandas diferentes mais sempre nos mesmos lugares e andando juntos doidões por SP.




Tai Moura (Coletivo 53) - Como é lidar com o fato de que dois de vocês não moram em Sorocaba?


May(Senoma): É tenso por causa da grana, mas até que estamos nos virando.

Brunno(Senoma): Acho que funciona muito bem, porque sempre variamos o local de ensaio. Eu e o full que moramos em São Paulo vamos para sorocaba ensaiar, fazer shows, beber (Risos), e revesamos com o AJ e a May, eles vindo para São Paulo ensaiar, etc.

Full(Senoma): Lidamos muito bem com isso mas meio que deixamos de lado muitas coisas e compromissos pelo fato de toda hora termos que pegar estrada e ensaiar e fazer shows juntos , mas estamos lidando muito bem com isso , pois conhecemos pessoas maravilhosas SENDO EM SOROCABA PRA MIM E BRUNNO .. SENDO EM SÃO PAULO PRA MAY E AJ .. então conseguimos partir as coisas e viver assim , mas acho que futuramente não conseguiríamos mais viver um sem o outro e tão longe assim , pois a cada dia que tocamos e vivemos juntos ... mais agente cria um afeto pessoal com os 4, um carinho muito grande que seria impossível ficar longe .

Ajota(Senoma): Desde os 15 anos eu sempre vou pra SP, ja namorei algumas meninas de la e tudo mais, sempre ia tocar com o Rockids, todas os fins de semana estava por la, agora com o Senoma, fico mais tranquilo por aqui, mais se tiver que voltar a ir pra SP sempre, iremos, ou pra onde for, o mundo é nossa casa, nao só do Senoma, ou só minha, o mundo é a casa de todos, sem cidades, fronteiras, bandeiras, lidamos bem com isso, se temos que nos sacrificar gastando grana e tempo viajando pra sermos felizes, faremos seja onde for.



Tai Moura (Coletivo 53) - Como rola o processo de composição das músicas?


May(Senoma): No começo cada um fazia uma música em casa e depois passava pra banda, agora que estamos nos entrosando mais pretendemos fazer tudo juntos na hora, fresquinho.

Brunno(Senoma): Putz, essa é quase a melhor parte, porque o melhor mesmo é fazer os shows, mas criar as músicas é meio que tudo para um músico. Agente não cria as musicas esperando que todos vão gostar, mas sim para que cada pessoa ouça e se sinta melhor, pelo menos um pouco mais feliz. O bom do Senoma é que todos nós criamos as músicas meio que em todos os instrumentos. Eu como baterista crio algumas bases de guitarras, letras e todo mundo da um pitaco no instrumento do outro, e no final acaba saindo as musicas que vocês ja conhecem! Mas é isso, todo mundo junto tocando de uma vez, criando as musicas!

Full(Senoma): Agente viaja pra algum canto , chacara do Brunno ou ficamos juntos o fim de semana inteiro , sentamos , pegamos a caneta , o violão e compomos juntos.. algumas musicas agente compõe em casa e depois mostramos pro resto da banda e com ela encaixamos nossas caras nelas .

Ajota(Senoma): Livre, temos a mente aberta musicalmente, se for do gosto do Full fazer um pagodinho, eu irei tocar com todo meu coração.(Risos)




Tai Moura (Coletivo 53) - Quais as principais influencias da banda?


May(Senoma): Várias! Cada um tem um estilo, o Full tem uma pegada mais grunge, o Ajota e o Brunno uma pegada mais pop punk e eu sei lá, acho que sou mais pro lado do rock dançante depressivo, por isso temos diversas fontes inspiradoras. E tem também a Catuaba Selvagem, o chá da cinco, o Edén, nossos amigos, tudo isso nos influência.

Brunno(Senoma): Putz (Risos), de novo começando com putz, mas assim, da banda toda creio que bastante sons antigos como Joy Division, Pink Floyd, Ramones....mas particulamente as minhas influencias vem desde The Who, a Green Day, Queens of the stone age, Ultraje a rigor, Blink, Led, System of a Down, e por ai vai...

Full(Senoma): O bom  e velho Rock and Roll .. da psicodelia até a sujeira punk ... da bossa nova até a blues ... e velho e bom ritmo brasileiro , pois estamos vivendo no Brasil e não la fora .. o Rock também vive aqui na américa... saibam disso .

Ajota(Senoma):essa ai o full já respondeu,  oh "deus", tem cada coisa.




Tai Moura (Coletivo 53) - Aonde vocês esperam chegar tocando rock'n roll?


May(Senoma): Espero atingir o maior e mais diverso número de pessoas e ter nosso trabalho reconhecido.


Brunno(Senoma):Acho que não temos um objetivo realmente concreto. Eu prefiro pensar que cada momento é único, e dando um passo de cada vez, mostrando nosso som ao maior numero de pessoas possíveis, sempre amando o que estamos fazendo, senão nunca daria certo.Acho que não temos um objetivo realmente concreto. 

Full(Senoma): Esperamos chegar aonde não sonhamos , aonde o sonho não seja capaz de alcançar as alturas do rock and roll .

Ajota(Senoma): espero poder espalhar nosso som, fazer as pessoas sentirem o que eu sinto quando escuto uma musica que gosto, fazer as pessoas verem que a musica é muito mais, são sentimentos transmitidos de nossa cabeça passando pelos dedos, amplificados pelos cabos, saindo em forma de palavras, notas, gritos, gestos, chegando dentro de sua mente, é uma mágica, e tem um poder incrivel e viciante, quem nao gosta de musica? espero contaminar o maior numero de pessoas com nosso som, libertar mentes, falar em forma de musica: Hey, você pode ser o que você quiser sendo você mesmo.




Tai Moura (Coletivo 53) - Hoje o que vocês prezam mais:"Dinheiro/Fama ou Amizade/Companheirismo" e porque?


May(Senoma): É aquele esquema a amizade/companheirismo é a base, é o que nos sustenta, é primordial numa banda. Dinheiro e fama são consequências incertas. 


Brunno(Senoma): O maior problema é que não da pra viver sem grana. Porém, sem dúvida a amizade e o companheirismo vem em 1º lugar. Sem isso acho que não conseguiriamos NADA. Mas nada mesmo, o resto (bom ou ruim), acaba sendo consequência de todo trabalho!

Full(Senoma): Preservamos a amizade e companheirismo pois sem ele o nosso futuro não teria a fama e o dinheiro ... se ligássemos tanto pra fama e dinheiro hoje não tocariamos e não sairiamos de nossas casas TÃO LONGE pra tocar de graça e ganhar um tustão sequer , então acho que isso é apenas conscequencia no nosso trabalhoso serviço musical . 

Ajota(Senoma): Grana e fama deve ser bom demais, mais com quem iria curtir isso, como iria curtir isso sem as pessoas que amo, o amor é maior que qualquer coisa, o amor vale mais que qualquer nota.




Tai Moura (Coletivo 53) - O que vocês acham da atual fase da musica mainstream?


May(Senoma): Acho que sempre tem coisa boa e coisa ruim na mídia, mas o Mainstream grandããão mesmo está bem paia.

Brunno(Senoma): Bom, acho 90% de tudo que a gente vê na TV e ouve nas rádios hoje em dia é feito pra massa ouvir e grudar na cabeça. Acho bom pra caramba musicas apenas para dançar e curtir, mas pelo menos é preciso saber escrever uma letra no mínimo criativa! Mas acho que ainda tem salvação,por isso estamos ai, mas não pensando somente nisso, em tocar na radio ou na TV, é como eu disse antes, tudo acaba sendo consequencia!

Full(Senoma): Acho que toda fase mainstream recebem merdas em formas de musica; mas não ligo pra isso, ligo para o que é bom e VERDADEIRO  se o som é feito com atitude e complexidade, acho que não teria problema nenhum em gostar de alguma banda desse gênero  mas pra mim o que acho dessa fase atual .. acho terrível .. prefiro ficar com o Underground sempre, acho que AS BANDAS QUE VIVEM DENTRO DELE são mais verdadeiras e menos manipuladas.

Ajota(Senoma): Musica é como um sentimento, cada um sente uma coisa, se a musica te faz bem e não me faz o mesmo, eu não posso fazer nada, nao gosto nem de criticar musicas, cada um sabe do que gosta.




Tai Moura (Coletivo 53) - O underground tá bom do jeito que tá ou prescisa melhorar, e se precisa melhorar o que seria?


May(Senoma): Precisa melhorar e muito! Ando muito feliz com a cena independente que está reaparecendo aqui em Sorocaba com o pessoal dos coletivos, mas no geral o Underground ainda precisa de mais espaço, mais divulgação, mais infra-estrutura. Há muitas bandas novas por aí querendo tocar e só conseguem pagando cotas de ingressos (o que eu acho o cúmulo) ou se tiverem algum conhecido do meio. 


Brunno(Senoma): Acho que por ser underground ja é algo bom, mas acho que sempre falta um "espaço" maior para divulgação. Festivais independentes são o que tem de melhor hj em dia pras bandas conseguirem mostrar seus sons, mas sempre é um trabalho arduo para quem organiza e para quem toca tb, mas no final vale mais que a pena!

Full(Senoma): Acho que o underground esta melhorando e muito, eles estão meio que " arrombando " as portas da sociedade e fazendo com que a mídia os engula .. acho isso demais , esse e o objetivo musical do SENOMA .

Ajota(Senoma): Esta bem melhor, em sorocaba então temos o coletivo 53 o carne de segunda, o povo do rasgada, o sound, Asteroid, entre outros, só paga pra tocar quem quer, e só nao escuta musica boa por aqui se for surdo.Tudo pode melhorar sempre, mais acho que temos muitas bandas boas, pessoas interessantes, e um apoio grande dos coletivos para continuar na luta. Uma idéia legal para melhoria é a parceria de coletivos com cidades diferentes para mandar e trazer mais bandas. Não sei se estão fazendo isso já, mais  seria bom pra cena underground.




Tai Moura (Coletivo 53) - Mandem uma mensagem pra toda a galera que curte o som de vocês e que de alguma maneira um dia vai ler essa entrevista!


May(Senoma): Geeente mais amor no coração, não julguem tanto as coisas pelas aparências, tentem se surpreender, deêm chance ao desconhecido, leiam mais, vão a mais shows, abracem mais, se amem e amem aos outros mais.


Brunno(Senoma):Apenas obrigado! Por tudo, desde ouvirem nossas musicas em casa através da net, como indo em nossos shows e fazendo isso a melhor coisa de nossas vidas! Acho que é isso, porque sem toda a galera que curte agente, acho q não teria graça continuar fazendo música! Musica é a união de todos os povos, tribos e doideras!

Full(Senoma): Bom ... a mensagem pra galera que curte e que esta presente em nossos shows é que eles fechem os olhos .. e sinta o que queremos dizer de verdade ... que respire nossa musica..
que abrace nossos hifs .. que sinta a LIBERDADE do rock que agente descobriu sem querer apenas fechando os olhos la em cima do palco.. hoje digo com todas palavras 
que me sinto MUITOOO mais feliz tocando todo tempo com senoma em tão pouco tempo .. do que em 7 anos fingindo fazer algo util pra mim no The Crazys sendo 
que não estavamos no caminho certo ... hoje vejo que estamos .. agradeço a todosss de coração e que continue dando forças para bandas como nós 
.. forças para bandas independentes ..  forças para bandas verdadeiras e que continuem abrindo espaços para novas ideias e para autenticidade..
não sigaum rotulos .. não sigaum generos .. apenas façam musica e sinta ela em suas veias ... muito Obrigado a todos de sorocaba . são paulo e votorantim que 
vivem nos dando ajudas .. pessoal do Rasgada Coletiva .. Coletivo 53 ... SOUND BAR ... Caffeine sound studio que fez um PUTA EP com agente
com Renato gimenez detonando na gravação ... Sinfonia de Cães  ..CICAS .. e todos que batem palmas para gente la embaixo .. Obrigado .

VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA

Ajota(Senoma): Eu fico muito feliz de ter essa galera do nosso lado, e se curte nosso som, e quer o nosso bem, quero isso em dorbo pra você, viva sua vida verdadeiramente, tranparentemente, sem vergonha nenhuma de ser feliz, sem receio de dar errado, procure sempre fazer amigos, e nao ligue se for mal visto por isso, na verdade, nao ligue pra nada que nao te faz bem, a vida é muito curta pra perder tempo com coisas ruins, de valor a sua familia, seus amigos, tenha um grande amor, a felicidade esta ai, pode acreditar, esta com você, é só você ver ela, se desanimar um pouco, tudo bém, é normal, mais se você tiver dado o valor aos amigos, familia e ao seu grande amor, logo vai melhorar. fiquei doido, nao se prenda a costumes, aproveite tudo que nao interfira  pro lado negativo na vida de terceiros. O segredo da felicidade é o amor. obrigado !



Curtiu? Divulgue então!
Quer ouvir Senoma? Então navegue pelo BLOG COLETIVO 53!

Nenhum comentário:

Postar um comentário